Desde que o mundo é mundo não tem ninguém que não tenha curiosidade em conhecer a NASA. Bom, se você não é um desses então nem precisa ler o resto do post, pois a visita não foi do jeito que eu imaginava, apesar de que tudo que conhecemos pode servir de aprendizado ehehehhehehe.
Já tinha ouvido falar que esse centro da NASA não era lá muita coisa, mas mesmo assim acordei animada para ver nem que fosse um titito de algo relacionado a lua ou a foguetes espaciais.
O centro de Pesquisa Ames, um dos 10 Centros de campo da NASA, está localizado no coração de Silicon Valley, na Califórnia. Por mais de 60 anos trabalham na realização de pesquisas e desenvolvimento na área como sobre tecnologias de entrada, descida e aterragem de foguetes, tecnologia da Informação, melhorias na área da aviação, astrobiologia, ciências no ar e programas de pequenos satélites.
Fundado no dia 20 de dezembro de 1939 como parte do Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA), em 1958 absorvidos pelo Aeronautics and Space Administration (NASA), o Ames tem como principais metas manter experiência em tecnologia da informação, aeroespacial e de investigação aeronáutica e engenharia; realizar pesquisas no espaço, Terra, lua e ciências biológicas, contribuir com tecnologias de exploração inovadora e de alto desempenho, entre outros.
Tirando os dados técnicos sobre o passeio, é importante dizer que o lugar não parecia bem cuidado e, para o tempo que gastamos no transporte público para chegar lá, eu realmente não iria novamente, mas se você estiver passeando de carro, não custa nada visitar, pois você não precisa de muito tempo no local e acaba conhecendo um pouco sobre a NASA.
Vocês devem se perguntar: Mas o que realmente está exposto para o público? Eu conto... Apesar do lugar ser bem escuro, eu consegui bater algumas fotos para vocês terem ideia também. O NASA Ames Visitor Center é uma grande tenda onde você encontra não só a exposição, como também a lojinha da NASA e sua entrada por lá é FREE. Ao entrar na tenda você logo se depara por uma grande tela de cinema, a Immersive Theater, onde uma tela de 14 metros de altura e 36 metros de largura, com alta resolução, mostram em detalhe missões a Marte, os voos simulados através da Via Láctea, e muito mais!
Também podemos ver Real Moon Rock uma exposição de amostra lunar recuperados pela tripulação da Apollo 15 da região de Hadley-Apennine da lua. Esta amostra foi retirada a partir da superfície lunar durante 66,9 horas de estadia da tripulação na Lua.
Através do “ciência em uma esfera”, podemos ver o nosso mundo, e muitos outros, a partir de uma nova perspectiva, que foi originalmente desenvolvido pela NOAA, oferecendo aos visitantes um novo olhar sobre os planetas do universo com um sistema de projeção mostrando os padrões meteorológicos, dados de terremotos, e outros.
Shuttle Cockpit Simulator nos permitirá vislumbrar os tipos de pesquisa que este grupo faz, estudando as interações entre seres humanos e computadores para melhorar essa interação e eficiência.
Umas das coisas bacanas da NASA é que você pode ver um modelo original da aeronave e aprender como viver e trabalhar no espaço com monitores explicando como funciona a alimentação do astronauta, estoque de alimentos e compartimentos da aeronave.
Ia esquecendo, o NASA Ames Visitor Center fica aberto as Terças e Sextas das 10h as 16h e aos Sábados e Domingos de 12h as 16h.
Até o próximo post!