pelos olhos da menina: setembro 2014

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

NASA Ames Visitor Center

Desde que o mundo é mundo não tem ninguém que não tenha curiosidade em conhecer a NASA. Bom, se você não é um desses então nem precisa ler o resto do post, pois a visita não foi do jeito que eu imaginava, apesar de que tudo que conhecemos pode servir de aprendizado ehehehhehehe. 

Já tinha ouvido falar que esse centro da NASA não era lá muita coisa, mas mesmo assim acordei animada para ver nem que fosse um titito de algo relacionado a lua ou a foguetes espaciais.

O centro de Pesquisa Ames, um dos 10 Centros de campo da NASA, está localizado no coração de Silicon Valley, na Califórnia. Por mais de 60 anos  trabalham na realização de pesquisas e desenvolvimento na área como sobre tecnologias  de entrada, descida e aterragem de foguetes, tecnologia da Informação, melhorias na área da aviação, astrobiologia, ciências no ar e programas de pequenos satélites. 

Fundado no dia 20 de dezembro de 1939 como parte do Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA), em 1958 absorvidos pelo Aeronautics and Space Administration (NASA), o Ames tem como principais metas manter experiência em tecnologia da informação, aeroespacial e de investigação aeronáutica e engenharia; realizar pesquisas no espaço, Terra, lua e ciências biológicas, contribuir com tecnologias de exploração inovadora e de alto desempenho, entre outros.

Tirando os dados técnicos sobre o passeio, é importante dizer que o lugar não parecia bem cuidado e, para o tempo que gastamos no transporte público para chegar lá, eu realmente não iria novamente, mas se você estiver passeando de carro, não custa nada visitar, pois você não precisa de muito tempo no local e acaba conhecendo um pouco sobre a NASA.

Vocês devem se perguntar: Mas o que realmente está exposto para o público? Eu conto... Apesar do lugar ser bem escuro, eu consegui bater algumas fotos para vocês terem ideia também. O NASA Ames Visitor Center é uma grande tenda onde você encontra não só a exposição, como também a lojinha da NASA e sua entrada por lá é FREE. Ao entrar na tenda você logo se depara por uma grande tela de cinema, a Immersive Theater, onde uma tela de 14 metros de altura e 36 metros de largura, com alta resolução, mostram em detalhe missões a Marte, os voos simulados através da Via Láctea, e muito mais! 

Também podemos ver Real Moon Rock uma exposição de amostra lunar recuperados pela tripulação da Apollo 15 da região de Hadley-Apennine da lua. Esta amostra foi retirada a partir da superfície lunar durante 66,9 horas de estadia da tripulação na Lua. 

Através do “ciência em uma esfera”, podemos ver o nosso mundo, e muitos outros, a partir de uma nova perspectiva, que foi originalmente desenvolvido pela NOAA, oferecendo aos visitantes um novo olhar sobre os planetas do universo com um sistema de projeção mostrando os padrões meteorológicos, dados de terremotos, e outros.

Shuttle Cockpit Simulator  nos permitirá vislumbrar os tipos de pesquisa que este grupo faz, estudando as interações entre seres humanos e computadores para melhorar essa interação e eficiência.

Umas das coisas bacanas da NASA é que você pode ver um modelo original da aeronave e aprender como viver e trabalhar no espaço com monitores explicando como funciona a alimentação do astronauta, estoque de alimentos e compartimentos da aeronave.

Ia esquecendo, o NASA Ames Visitor Center fica aberto as Terças e Sextas das 10h as 16h e aos Sábados e Domingos de 12h as 16h.


Até o próximo post!


















































quinta-feira, 18 de setembro de 2014

DICA DE SÃO PAULO: Lá da Venda e Beco do Batman

Muitos conhecem, ou já ouviram falar da Vila Madalena, um recanto de boêmia com inúmeros encantos por toda parte. O bairro mais artístico de São Paulo, muito conhecido pelos bares para todos os gostos, abriga vários ateliês, restaurantes, centros de exposições e galerias de artes, onde artistas plásticos expõem obras e dão um toque ainda mais charmoso ao bairro. E é lá, que se encontra o famoso esconderijo (posso dizer assim?), mas conhecido como “Beco do Batman”!

Numa travessinha da Rua Harmonia, uma via estreita forrada com pedras paralelepípedo, esconde a exposição de grafites belíssimos e caprichados a céu aberto. O ponto turístico underground e colorido começou na década de 80, quando foi encontrado nas paredes do bairro um desenho do homem-morcego dos quadrinhos. O grafite atraiu estudantes de artes plásticas, que começaram a fazer desenhos de influência cubista e psicodélica no Beco, formando uma galeria incrível de paredes completamente cobertas.

Por fim, o Beco se tornou um ponto turístico obrigatório para os amantes das artes urbanas. A cada visita, uma nova pintura é encontrada no local e, consequentemente, faz com que os visitantes voltem mais vezes para conferir as novas obras. Por isso, o ideal é visitar o local de dia, para apreciar melhor os grafites e tirar fotos (várias, mil!). Afinal, o Beco também funciona como ponto de sessão de fotos (porque não?). Encontramos alguns casais, meninas e até crianças, com direito a troca de look!!!

Bom, e pra deixar o programa ainda mais gostoso, ai vai uma dica: um almoço no misto de restaurante-armazém-empório-lojinha-bistrô Lá da Venda! O local é bem próximo ao Beco (alguns passos a cima e já está lá!) e é um daqueles lugares que basta entrar para se derreter. Tudo muito charmoso, rústico, colorido, lindo, fofo e outros milhares de elogios!

No Lá da Venda os visitantes podem degustar pratos deliciosos de comida caseira, com opções para vegetarianos, com um toque moderno e contemporâneo, tudo feito pela chef Heloísa Bacellar.

Sabe aquele cafezinho de coador, bem estilo casa de vó?! Pois é, o Lá da Venda oferece um “ritual” que funciona assim: o cliente recebe na mesa um mini coador de pano com a canequinha que vai usar para tomar o café, um copinho com o pó na medida certa, uma caneca com água na temperatura ideal e uma colher. E é o próprio cliente quem mistura o pó na água da caneca maior, espera subir aquele perfume inconfundível e delicioso do café feito na hora, despeja no coador e espera cair na canequinha. Por isso os próprios funcionários e a Chef Helô chamam de ritual! Muito fofo, né?!

O armazém, cheio de charme, vende, além de outras coisas, produtos orgânicos e sustentáveis, feitos com cerâmica ou ferro, por exemplo.

Ah, fala sério! Deu uma super vontade de almoçar, lanchar, jantar, ou qualquer coisa por lá, não é?! O Lá da Venda fica localizado na Rua Harmonia, n° 161. Fica aberto de terça a sexta das 11h até 21h, aos sábados das 10h às 21h e aos domingos das 10h às 17h30.

Espero que tenham gostado da dica de passeio turístico pela Vila Madalena!

Até a próxima ;)