Na última quarta-feira, dia 05 de dezembro, foi comemorado no Museu da Família Disney (The Walt Disney Family Museum), o aniversário do Walt Disney.
O museu abriu em grande estilo: total free, todas as visitações de graça, e com direito a programação especial de aniversário.
Ao chegar no museu, bastava escolher quais atrações queria participar. Eles entregavam o ingresso solicitado, com horário de visita para cada atração, que ia desde visitação na área principal do museu, exibições de documentários exclusivos e a exposição especial localizada no anexo do museu conhecido como Diane Disney Miller.
Apesar de ter ido várias vezes ao museu, optei por fazer o pacote completo: documentário, exibição especial e visitar novamente o museu principal, pois algumas atividades estavam ocorrendo dentro dos corredores da exibição permanente.
O documentário exibido Christmas with Walt Disney (2009), ou Natal com Walt Disney, foi dirigido por Don Hahn e feito exclusivamente para o museu da família. No filme, narrado por Diane Disney Miller, filha do Walt Disney, podemos ver Walt no trabalho e com a família, além de contar histórias especiais da convivência com o pai na época de Natal e em férias com a família. O filme inclui cenas familiares e clipes da série de televisão de Walt na época de Natal, além de mostrar a importância que essa época no ano tinha para ele, quando decidiu fazer nevar na Disneylândia e fazer um desfile especial de Natal mostrando essa época do ano pelo mundo.
![]() |
Imagem disponível no site do museu |
![]() |
Imagem do site do instagram do museu |
Antes da exibição do filme, mostrado conjuntamente com a exposição especial, Home for the Holidays at Carolwood (Em casa para o feriado em Carolwood), ainda fomos contemplados em assistir um pequeno episódio da série “De onde vêm as histórias?”. Esse programa era originalmente apresentado na programação de televisão da Disneylândia. No filme é destacado a fissura e amor que Walt tinha por trens e como os acontecimentos da vida real dele influenciavam na criação de desenhos animados, como em Pato Donald fora de escala.
![]() |
Imagem disponível no site do museu |
A exibição conta com uma instalação tridimensional, que virou uma tradição anual desde 2016, que mostra a casa da família Disney, em Los Angeles, e a locomotiva a vapor de Walt, a Lilly Belle, viajando pelo caminho conhecido como Carolwood Pacific Fair Weather Route - uma pista que cruzava o gramado e os canteiros da casa.
Com luzes natalinas e muita cor, das vegetações e da locomotiva, a maquete teve sua cerimônia de iluminação exatamente no dia do aniversário do Walt, com direito a distribuição de bolo e chocolate quente. E, pela primeira vez, podemos ver de perto o trenó vintage, utilizado na foto que apresenta o design original do boneco do “Mickey Mouse”.
![]() |
Imagem disponível no site do museu |
A exposição especial, Nine Old Men: Masters of Animation, de Walt Disney, mostra uma série de obras de arte e lembranças familiares, incluindo cadernos, caricaturas e fotos, nunca antes vistos, relacionado aos nove homens, Nine Old Men – a equipe de importantes animadores que trabalharam diretamente com Walt (Les Clark, Marc Davis, Ollie Johnston, Milt Kahl, Ward Kimball, Eric Larson, John Lounsbery, Wolfgang Reitherman e Frank Thomas.
Masters of Animation também mostra entrevistas documentais com os nove homens, artes originais dos filmes clássicos de animação, como Pinóquio (1940), Bambi (1942), Peter Pan (1953), Lady and the Tramp (1955) e Bela Adormecida (1959), além de pinturas, esculturas, arte conceitual e desenhos de personagens, incluindo o Mickey Mouse.
A exibição especial infelizmente vai ficar guardada só na memória dos visitantes, pois era proibido fotografar ou filmar nessa área. Para matar um pouco da curiosidade, deixo aqui algumas fotos de divulgação do museu.
![]() |
Imagens disponíveis no site e instagram do museu |
Além das exibições, participei das atividades educativas, que estavam liberadas para crianças e adultos. A primeira delas foi a de animação de uma montanha russa, que tava mais para trem do que realmente uma montanha russa moderna. Nessa sala, com tesoura, papeis coloridos e cola, criávamos nossos próprios vagões e locomotiva para posteriormente gerar nossa animação. A sala estava lotada pois o mais legal é que usávamos equipamentos especiais para gerar nossa animação.
A criação da montanha russa era basicamente baseada através de experimentos com a gravidade e uma bola de ping pong, utilizando materiais simples. Eu não participei dessa atividade pois as crianças eram o foco da brincadeira e eu também tinha horário para fazer as visitações.
Dentro da exposição principal do museu, fizemos com arame e missanga, um ornamento de natal em forma de orelha do Mickey, além de você poder desenhar seu próprio mapa do parque com lápis de cor, atividade que foi um fiasco pois ninguém participava.
Importante dizer que alguns filmes e entrada nas exposições especiais, durante o mês de dezembro até 07 de janeiro, estão gratuitas. Vou deixar o link do museu e é só ir diretamente na exibição que você quer visitar ou assistir que eles mostram os dias liberados sem custo de ingresso.
Se você e fã do Mickey ou de animação, a loja do museu tem vários livros, cartões, souvenir bem legais. Para piorar minha situação de fã, o museu lançou uma coleção exclusiva retrô, do Mickey e da Minnie, baseada nos bonecos originais de 1930 e lógico que não consegui resistir e comprei meu Mickey.
![]() |
Imagem disponível no site do museu |
Espero que vocês tenham gostado, pois eu saí de lá ainda mais apaixonada pelo Walt Disney. Se você ainda não viu meu post sobre a exposição permanente do museu, é só clicar aqui.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário